terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vila Belmiro é penhorada por colégio de ex-presidente

O Santos foi comunicado hoje por um oficial de Justiça que a Vila Belmiro foi penhorada como garantia em uma ação movida pelo Colégio Santa Cecília, da família do ex-presidente Marcelo Teixeira.

A escola cobra uma dívida de R$ 17 milhões, referente a um empréstimo feito ao Santos. O clube não pagou e a empresa do ex-presidente entrou com a ação. Segundo a assessoria de imprensa de Teixeira, o cartola não pediu a Vila como garantia. Foi o clube que ofereceu. Ainda de acordo com a assessoria, a intenção do ex-presidente não é prejudicar o Santos. E sim negociar o pagamento.

por Ricardo Perrone

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Me empresta?

Em geral, as pessoas que comentam nos meus blogs começam com "não sei nada de futebol, mas..."

Então vou reproduzir aqui uma explicação bem simples do meu consultor online (vulgo papai). Eu estava tentando entender como funciona essa história de empréstimo de jogadores entre os clubes, e eis que senhor Marcelo explicou, sobre o caso do Robinho:

"O Robinho tem contrato com o Manchester City da Inglaterra.
Ele não estava feliz, nem eles...
Resolveram então emprestá-lo a outro clube que possa aproveitar melhor seu futebol e principalmente pagar seus salários...
Quando ele assinou com o Manchester foi estipulada uma multa de rescisão, geralmente muito alta...
Se ele quiser sair definitivamente precisa pagar essa multa, que na verdade quem paga é o novo clube."

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O futebol e eu

Verdade seja dita: nunca fui o tipo de pessoa que gostasse muito de futebol, nunca deixei de fazer um programa pra ver o jogo do meu time e nunca fiquei de mau humor depois de uma derrota. Também nunca entendi muito de esquema tático e, quando questionada sobre os jogadores do meu time, só me lembrava do Pelé.

Citava o nome dos meus três times (que tem uma ordem lógica, com o Santos no topo) e comprava chaveiros e outras bugigangas santistas, mas mais pra paparicar o senhor meu pai.

O fato é que de uns tempos pra cá tudo isso mudou. Comecei a acompanhar alguns jogos, a ler algumas notícias, a fazer umas pesquisas, a perguntar e me interessar mais. Depois criei o blog Elas falam de futebol, que só fez crescer meu gosto pelo assunto. E aí, last but not least, o Santos fez o que fez no campeonato Paulista, me deixando com muita vontade de falar por aí que eu sou a mineira mais santista do Brasil!

Meu interesse pelo futebol ainda é muito mais sobre entender o fanatismo religioso que ele provoca e não tanto sobre a coisa de estar numa arquibancada gritando, mas agora eu digo com propriedade:

eu adoro ser santista!


PS: Que santista será aparecerá na convocação de amanhã, hein? Alguém arrisca um palpite?

segunda-feira, 22 de março de 2010

O mesmo assunto...

Vou reproduzir uns trechinhos de um texto do Juca Kfouri, que fala com mais propriedade e tem mais autoridade que eu:

"Sim, porque o Santos que tinha goleado o Naviraiense por 10 a 0, enfiou 9 a 1 no Ituano.
É, você vai dizer, cético, mas do Palmeiras o Santos perdeu.
E é verdade.
Só que o Palmeiras está só três pontos na frente do Ituano e está 13 pontos atrás do Santos.
Ou seja, surpreendente foi a derrota do Santos.
Como foi maravilhosa a exibição de ontem no Pacaembu, mesmo sem Neymar e também sem Robinho, mas com André, com Ganso, com Madson, infernais."

Quem viu?

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Agora quem dá bola...

é o Santos!


Depois de nove vitórias consecutivas, só se ouve comentários posivitos sobre o alvinegro praiano... Alguém discorda?

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Neymar, nascido em 1992, teve sua primeira chance no time profissional do Santos em março de 2009. Robinho, nascido em 1984, estreou na equipe profissional do Santos em 2002. Giovanni, nascido em 1972, foi revelado em 1990 e contratado pelo Santos em 1994.

Três gerações diferentes compuseram o elenco que entrou em campo no Pacaembu e venceu (ainda que com dificuldade) o Rio Claro, colocando o Santos na liderança do Campeonato Paulista. E quem foi esperando ver show de Neymar e Robinho teve de admitir que quem salvou a partida foi o veterano de 38 anos.

Vou deixar esse assunto pra posts futuros, mas já deu pra ver que esse inusitado encontro de gerações ainda vai dar o que falar...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

One of a kind

Sempre me simpatizei muito por essa expressão do inglês que, ao pé da letra, significa algo próximo de "1 de 1 tipo", ou seja, algo raro.

Me lembrei dela esta semana quando estava lendo o livro que William Bonner escreveu sobre o Jornal Nacional, em que ele fala que o valor das coisas está em sua escassez. Seria esse o motivo por que tanta gente se interessa ao ver uma Ferrari dobrar a esquina, por exemplo: porque é um carro feito sob encomenda, que poucos podem adquirir e que, portanto, não se vê a todo momento.

E por que eu acho que esse papo de coisa rara e escassa tem a ver com um blog sobre o Santos?
Porque a ideia de falar sobre isso veio quando foi confirmada a volta de Robinho à Vila Belmiro...

Se a habilidade de jogar futebol fosse inata a todos nós, seres humanos, nada teria de especial o Sr. Robson de Souza. Mas, sendo a realidade como é (a grande maioria formada por pernas de pau...), podemos dizer que esse jogador é "One of a kind" e que a escassez de talentos assim torna mais evidente o seu valor.

Um post rápido só pra comemorar a notícia responsável por deixar milhares de santistas cheios de motivos pra sorrir...

sábado, 9 de janeiro de 2010

Virar a casaca

Há uns dois ou três anos, conheci a expressão “vira-casaca” ao ver um amigo usá-la para acusar um sujeito que, tendo escolhido um novo time de futebol, abandonou sua antiga paixão.

A tal “casaca”, uma peça de roupa que surgiu no século dezessete na França, foi usada como uniforme militar em alguns países europeus durante o século dezoito. Falta de opção não era problema: havia variedade de cores e modelos, sendo que as mais sofisticadas eram enfeitadas até mesmo com prata e ouro.

Naquela época, um rapaz de 29 anos (mais conhecido como Carlos Manuel III) tornou-se rei de um reino (!!!) localizado no norte da Itália atual e, interessado em ampliar a posse de territórios, deu início a uma série de alianças e batalhas. E já que essas alianças, como [quase] tudo na vida, eram passageiras, o rei tinha que alterar as cores de sua casaca sempre que mudava de aliado, na tentativa de homenagear o escolhido da vez. Foi daí que surgiu essa expressão, hoje em dia tão comum no mundo do futebol.

A inspiração para falar sobre isso surgiu porque [re]vi a foto abaixo, de uma festinha de aniversário do meu irmão, hoje um cruzeirense roxo...


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O porquê

Depois de algum tempo alimentando a ideia de escrever um blog, decidi que me dirigir à torcida feminina do Santos - e ter a chance de conversar com ela - poderia ser uma maneira interessante de demonstrar meu apreço pelo time e de acompanhar mais de perto o que se passa com os membros da Vila Belmiro.

Embora entenda pouquíssimo de futebol e não manifeste nenhuma espécie de fanatismo em minha torcida tímida, me digo santista desde pequena, por influência paterna, e tenho sentido vontade de falar mais e entender melhor sobre o alvinegro praiano... E assim surge O blog da Santista.